top of page

T-shirt – peça clássica e moderna

  • Carmem Sevilla
  • 2 de set. de 2016
  • 2 min de leitura

Hoje vou falar um pouco sobre a febre das T-shits. Confesso que, antes dessa onda de camisetas de todos os estilos, estampas, cores e modelos, eu não era muito de dar valor a essa peça. Entretanto, ela acabou se tornando um coringa inquestionável no meu guarda-roupa e, certeza, no de muuuitas outras mulheres.

Desde 1500

A camiseta (T-shirt em inglês) era usada como túnica e, inicialmente, chamada de camisia, pelos romanos. Branca e confeccionada em linho, para evitar a transpiração e suor nas roupas de cima, que eram sempre muito bordadas e ricas. Mais tarde, as crianças já usavam a camisia como veste principal.

Durante a Primeira Guerra Mundial, os soldados europeus vestiam camisetas em algodão por baixo dos uniformes. Adorando a novidade e com a finalidade de se livrarem do desconforto e do calor da lã, soldados americanos aderiram e levaram a T-shirt para os Estados Unidos. Recebeu esse nome devido o formato em T da peça, que continuava sendo usada por baixo das roupas. Mas já se via em revistas fotos destes soldados executando trabalhos vestido só a camiseta.

Mas a peça só começou a aparecer como vestimenta principal depois do filme Um bonde chamado desejo, estrelado por Marlon Brando, em 1951. Contudo, em 1955 James Dean veste a roupa no filme Juventude Transviada e ela acaba virando sinônimo de rebeldia.

Já nos anos 60, é considerada unissex, e as mulheres começam a aderir usando camisetas de movimentos anti-guerra. Uma década mais tarde elas são utilizadas tanto para expressar anseios da juventude quanto para propagandas.

Nos anos 80 jovens ligados ao individualismo e consumismo começam a mostrar ostentação. Daí surge a t-shirt com estampas enormes das marcas das grifes. Em 90 a peça já era usada por todo mundo, sem uma causa ou finalidade.

De tudo

E, desde os anos 2000, não existem regras! Camisetas customizadas, estampadas, lisas, bordadas, com pedrarias, de mil cores ou numa única cor... não importa. A moda é criativa, volúvel e mutável. Camisetas rasgadas, curtas, longas, com ou sem mangas. T-shirt é a peça da vez. Foi ontem, é hoje e será amanhã. O conforto, o bom gosto e a criatividade é quem fazem a diferença na hora de criar looks divertidos, chiques e diferentes.

Eu estou amando me arriscar nessa veste tão antiga e de uma maneira tão nova. São mil combinações possíveis e incríveis. Faça o teste!

Comments


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Instagram Basic Black
  • Pinterest Basic Black
bottom of page